Kinesio Taping (KT)

Actualmente começou a ter um grande impacto na reabilitação e medicina desportiva.
Foi desenvolvido pelo Dr. Kenzo Kase há 25 anos no Japão, que descobriu que a dor resulta de uma disfunção no músculo e tecidos miofasciais que rodeiam uma articulação.

Teve origem na Kinesiologia, e permite aos músculos ou outras estruturas do corpo humano, um movimento assistido, favorecendo a recuperação da normalidade dos tecidos. Está indicado para o tratamento de disturbios musculares e redução de edema.
A efectividade e eficiência do kinesiotaping são surpreendentes, é um material de fácil utilização para o Fisioterapeuta, resistente á água e de grande conforto para o paciente.

Como funciona?
Quando uma musculo está inflamado, o espaço entre a pele e o musculo é comprimido, resultando de uma má drenagem linfática. Esta compressão estimula os receptores da dor, dando origem à dor.

Durante a aplicação na zona afectada a pele é estirada, as rugas feitas pela KT são essenciais para a efectibilidade do método. Este descolar da pele aumenta o espaço subcutâneo, permitindo uma melhor drenagem linfática e circulação sanguínea.

A introdução do KT tem sido bem aceite pelos atletas nos mais variados desportos.
Atletas de elite do futebol, tenis, golf, voleyball, etc, têm usado o KT como método de prevençao de lesões, reabilitação e aumento de performance.
Tem sido popularizada através de desportistas famosos, como Serena Williams, Maria Sharapova,David Beckham, Kerry Walsh, Lance Armstrong, entre outros.

“Something better than any laser, wrap or electric massager. The tape … seemed to have special powers. Every morning before the stage, they would tape us all up, different parts of our bodies … the next day the pain disappeared it was gone.”

Lance Armstrong, Ciclista Profissional (Austin, TX)

Nos recentes Jogos Olímpicos de Pequim foi possível verificar um elevado número de atletas que recorreram ao seu uso de forma a melhorar a performance desportiva.