Osteopatia

 

É uma disciplina terapêutica com um conjunto de conhecimentos específicos baseados na anatomia e fisiologia do corpo humano, no conhecimento de como intervêm os diferentes tecidos na produção da lesão e na aplicação de técnicas de normalização das funções alteradas. Estas técnicas têm sido desenvolvidas desde 1892 nos Estados Unidos, atravês de Escolas de Osteopatia ou Faculdades de Medicina Osteopática.

Trata o ser humano de forma global, como um todo, restabelecendo o equilíbrio perturbado mediante técnicas manuais dirigidas aos tecidos afectados, sejam do sistema musculoesquelético, visceral, nervosos etc.


Trata-se de uma terapêutica manual que ajuda a aliviar, corrigir e recuperar lesões.

A osteopatia funciona, respeitando e facilitando a autorregulação do organismo em qualquer patologia sem ser dependente de soluções puramente externas ou passivas, como é a utilização, às vezes excessiva, de medicamentos. A osteopatia, numa abordagem holística, actua através de modelos globais bio-médico-psico-sociais. Promove ou recupera a homeostasia ou equilibrio mecânico do conjunto dos tecidos musculoesqueléticos, nervosos, viscerais e circulatórios, com a aplicação de técnicas manuais dirigidas aos tecidos identificados como patológicos no diagnóstico funcional osteopático.

Técnicas
São adaptadas ao diagnóstico osteopático previamente estabelecido e aplicadas técnicas específicas consoante o tecido do corpo a ser trabalhado (articulação, ligamento, músculo, víscera ou sutura do crâneo).

Tratamento


Inclui um exame completo: anamnese (recolha do historial clínico), avaliação da postura, palpação dos tecidos e articulações, testes de mobilização activos e passivos, testes ortopédicos e neurológicos, exames radiológicos e análises de laboratório que o paciente disponha.

O exame osteopático vai evidenciar todas as alterações mecânicas do apararelho locomotor, crâneo e sistema visceral. Depois desta avaliação cuidadosa, precisa, completa e global será estabelecida a cadeia lesional do paciente.

As sessões variam de caso para caso, mas habitualmente a segunda sessão será 15 dias depois, salvo em casos mais agudos que podem ter que ser mais frequentes.


Indicações terapêuticas
A osteopatia está indicada para todo o aparelho locomotor mas trata especialmente problemas de coluna como por exemplo:
- Lombalgias, cervicalgias
- Hérnias discais - Por exemplo o tratamento aqui inclui manipulações articulares, tratamento de tecidos moles. Actua ao nível do disco intervertebral, diminuindo o edema, actua tambem sobre ligamentos, cápsulas articulares, e músculos, melhorando a circulação local tecidular e suprimindo a dor referida que está em relação com estes elementos.
- Torcicolos
- Nevralgias cervico braquiais

Para mais informações consultar:
 www.escuelaosteopatiamadrid.com